segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FISSÃO NUCLEAR, BOMBA ATÔMICA...

Bom, então vamos la...
Existem alguns fenômenos radioativos de muita importância para nós.
Você já deve ter ouvido falar de fissão nuclear, não ouviu? Pois é, mas o que seria a tal da fissão? 
Em 1934 dois cientistas italianos,Enrico Fermi e Emílio Segré,  atacaram átomos de urânio com nêutrons, e perceberam que dele se formavam outras espécies, chamadas de espécies radioativas, e algum tempo depois outros dois cientistas, dessa vez alemães, Otto Hahn e Fritz Strassman, continuaram esses experimentos.
A fissão nada mais é portanto, que uma divisão, isso mesmo, bombardearam o coitado do urânio com algumas partículas (nêutrons) e conseguiram formar novas espécies a partir da divisão do urânio quando esse era atingido pelos nêutrons.
Descobriram também que para uma determinada massa de urânio, denominada massa crítica, essa reação ocorre em cadeia, ou seja, ao se dividir o primeiro átomo de urânio, ele formava duas espécies, essas duas encontravam novos átomos de urânio que também se dividiam e encontravam mais urânio e assim por diante.
Essa reação em cadeia liberava muita energia em intervalos de tempos curtos.




Então imagine uma energia muito grande sendo liberada a uma velocidade muito grande, muito rapidamente, pensou?? Isso  mesmo, o negócio explode violentamente.

Em 1945 os Estados Unidos conseguiram obter as massas críticas de urânio e plutônio necessárias para produzir a reação em cadeia. Foi produzida a primeira bomba atômica, detonada em 16 de julho de 1945 no deserto do Novo México. E em 6 de agosto do mesmo ano foi lancada sobre Hiroshima uma bomba atômica de urânio chamada Little - boy.
A bomba de Hiroshima tinha 7 Kg de urânio para fissão (Urânio 235), e um poder destrutivo  equivalente a 20 mil toneladas de TNT (20 quiloton), que provocou a morte imediata de quase 100 mil pessoas, três dias depois foi lançada uma bomba de plutônio sobre a cidade de Nagasaki, resultando na morte imediata de 20 mil pessoas.







Em breve novas publicações sobre radioatividade, reatores nucleares, o acidente de Chernobyl, fusão nuclear, e muito mais...Assista o vídeo abaixo quando tiver um tempinho, logo mais comentaremos ele...até breve !




Referências:                                                                                                                                               
Usberco e Salvador - Princípios de Química - Ed Saraiva 4°Ed 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário