sábado, 10 de novembro de 2012

Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares

Bom dia pessoal!

Estava vasculhando na net, e resolvi postar algo interessante.

Sabiam que depois de algum tempo que os EUA exterminou tudo e todos das cidades de Hiroshima e Nagasaki(1945), eles perceberam que outros países também estavam fabricando bombas com a mesma tecnologia.
Dai o presidente Lyndon Johnson em 1968 teve a brilhante ideia. Organizou uma especie de reuniãozinha entre os lideres de quase todos os países e jogou na massa: "Amigos romanos e troianos, eu tive um sonho...que o mundo acabava com varias explosões nucleares. Que tal fazermos um tratado de não proliferação nuclear?"
Filho da Cara folgado. Em vez de pedir para todos pararem de produzir e também se livrar das algivas que possuem, não  traduzindo no popular ele falou o seguinte: "Quem tem tem, e quem não tem não pode mais ter ok?"

Os países que possuem armamento nuclear estão no mapa abaixo:


Só olhando já vemos que os EUA, e Rússia estão em destaque (vale lembrar que o tratado da não proliferação se deu em meio da guerra fria, ou seja capitalismo vs socialismo, EUA vs URSS (atual Russia)).
Também temos a China, França e Reino Unido (nação constituída de 4 países: EscóciaInglaterraIrlanda do Norte e País de Gales), India, Coréia do Norte e Paquistão.
Os países que estão em azul escuro compartilham armamentos com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e os que estão em verdinho  possuíram em algum momento da histórias tais armamentos.

Olhando para este acordo e sabendo do básico, o que vocês acham deste grande acordo que os EUA fizeram? Isto é "Justo"? E se haver uma nova guerra mundial, quais países manterão a hegemonia? 

Espero que tenham gostado e se possível leia a referencia.







referencias: http://www.cnen.gov.br/Doc/pdf/Tratados/TRAT0001.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário