terça-feira, 30 de outubro de 2012

A história do acontecido


 Como tudo começou...

…a história do acontecido!


Há algum tempo atrás, um cientista francês que se chamava Henri Becquerel, se deparou com uma cena que lhe deixou surpreso.
Henri, por alguma razão ou precaução, guardou uma amostra de óxido de urânio em uma gaveta, e, foi dormir, descansar, comer, beber (água), assistir TV (não era possível, pois a TV foi inventada em aproximadamente 90 anos atrás, ou seja, 1920 e o acontecido ocorreu em 1896), namorar, enfim, (“sem mais detalhes”), porém essa gaveta não estava vazia, em seu interior havia um papel – com algumas características próprias – era um papel fotográfico.

No dia seguinte ou algum tempo depois “EIS O ACONTECIDO!!!” (figura ao lado), Becquerel percebeu que naquele papel havia algumas manchas escuras. Nesse momento deve ter surgido inúmeras ideias, na cabeça de Henri, para explicar esse ocorrido, no entanto, sua conclusão a respeito desse fenômeno era que o composto de urânio poderia estar emitindo alguma radiação que era absorvida pelo papel fotográfico.




Mas e esse nome radioatividade?

Pois bem, algum tempo depois do acontecido uma jovem polonesa chamada Marie Curie estava pensando, estudando, filosofando sobre sua tese de doutorado. E, após esses pensamentos, Marie mostrou que a radiação, que ela chamou de RADIOATIVIDADE (PRONTO: “EIS O NOME!!!”), era realmente emitida pelo urânio, independentemente do composto em que estava.
Mas, radioatividade não se resume apenas em urânio, Marie Curie junto com um outro cientista chamado Pierre Curie – (OPA!!! Mesmo sobrenome, mas não são irmãos nem primos) que por “coincidência” era seu marido – mostraram que outros elementos como tório, polônio e rádio também eram radioativos.



OK!!! E as tais partículas alfa, beta e gama?

Vamos lá, paralelamente ao acontecido e aos pensamentos de Marie Curie, em 1908, um outro cientista chamado Ernest Rutherford publicou um modelo para a composição do átomo. Mas, em seu experimento continha o elemento polonio, usado como fonte de radiação, Rutherford identificou três fenômenos distintos quando observou o efeito de um campo elétrico sobre essas emissões.
Nesse momento Rutherford denomiou essas três partículas como alfa, beta e gama que falaremos sobre cada uma delas detalhadamente em breve.
Mas antes, vamos "fugir" da teoria e ir pra prática falando sobre fusão e fissão nuclear, bomba atômica...?


SIM!!!!




referencias:
Definição: Princípios de química, P. Atkins e L. Jones 3ªEdição.
Imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=becquerel+papel&num=10&hl=en&biw=1366&bih=682&tbm=isch&tbnid=ay-nkAbeGAXTZM:&imgrefurl=http://mesonpi.cat.cbpf.br/verao98/marisa/BECQUEREL.html&docid=aBVWpuKQviNjAM&imgurl=http://mesonpi.cat.cbpf.br/verao98/marisa/Radioactivity-Disc-Plate.GIF&w=347&h=252&ei=nxWcUNnbNbS00AGg04GICA&zoom=1&iact=hc&vpx=709&vpy=380&dur=2722&hovh=191&hovw=264&tx=118&ty=153&sig=108304032352750956243&page=1&tbnh=124&tbnw=171&start=0&ndsp=27&ved=1t:429,r:17,s:0,i:120
Imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/71/Marie_Curie_c1920.png/200px-Marie_Curie_c1920.png
Imagem: http://www.ansnuclearcafe.org/wp-content/uploads/2011/05/rutherford-portrait24.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário